A infraestrutura de Wi-Fi alcança toda a extensão da universidade com vários pontos de acesso e alta segurança
O Desafio
- Facilitar o acesso à internet;
- Facilitar o processo de manutenção e gestão;
- Minimizar situação de indisponibilidade de Internet;
- Centralizar as informações de identificação de acessos;
- Acesso a web com alta disponibilidade e segurança;
- Melhor visibilidade do tráfego de rede.
A Solução
- Implementação de pontos AP 125;
- Identificação de acessos através do software Airwave;
- Gerenciamento através de Mobility Controllers
O projeto levou cinco meses entre o planejamento e a implantação, criando uma estrutura de rede com disponibilidade ao acesso Wi-Fi com cobertura total. Dessa forma, a Universidade de Brasília esperava corresponder a demanda dos alunos e professores sobre o acesso a internet, enquanto também possibilitava uma grande melhoria na sua comunicação interna e externa.
Antes dessa implantação a dificuldade de acesso a internet era preocupante, pois esta era disponível apenas em locais específicos, como a Biblioteca. Não suficiente, no campus, a área externa é extensa e os prédios de diferentes alturas e estruturas, diversificando então toda a rede sem fio e dificultando o processo de gestão e manutenção por não possuir uma central única de informações para identificar os acessos, por vezes necessitando de novos registros em diferentes locais.
Conectados e Satisfeitos!
A satisfação foi comentada de ponta a ponta na Universidade de Brasília, inclusive em suas redes sociais, pois através dos 510 pontos de acesso AP125 da Aruba Networks transmitindo 300 Mbps em uma frequência dual-band 2.4-GHz/5-GHz e 7 quiosques para a realização de cadastro dos usuários, foi possível cobrir todas as localidades sem perder qualidade. O resultado foi imediato e claro através da facilidade dos alunos e professores para realizar as suas pesquisas e estudos.
O acesso ficou fácil, mas não virou festa, pois através do software AirWave da Aruba Networks, é possível identificar diretamente quem está na rede, o local que o usuário está acessando e o aparelho móvel que está usando, assim como também verifica o quanto este aparelho está consumindo de bandwidth da rede, ao invés de apenas fazer a administração das portas e aparelhos. Dessa forma é fácil identificar se estão aproveitando o benefício de forma correta e evitar o seu uso indevido. Para complementar a proteção e criar o suporte necessário para essa estrutura, foram implementados cinco 3400 Mobility Controllers da Aruba Networks, sendo que cada Mobility Controller suporta até 8,192 usuários e reforça a segurança da rede através de seu firewall sólido, realizando o policiamento da rede na velocidade de até 4Gbps, evitando intrusos, ataques e garantindo o bom aproveitamento da rede wireless da universidade.
Pontos de Acesso
Customizações
Quiosques de Cadastro
Mais Proteção
Sobre a Universidade de Brasília
A Universidade de Brasília é considerada a oitava melhor do país e tem nota 4 de 5 no IGC (Índice Geral de Cursos do Mec), oferecendo 109 cursos de graduaçãostricto sensu e 22 especializações lato sensu. Os cursos estão divididos em quatro campus espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. Os orgãos de apoio incluem o Hospital Universitário, a Biblioteca Central, o Hospital Veterinário e a Fazenda Água Limpa.
Mais Casos de Sucesso
BRASÍLIA
Centro Empresarial João Saad SBS - Qd. 02, Lt. 03, Bl. Q, 8º andar -Brasília / DF - CEP 70070-120
+55 (61) 3201-0000
comercial@nct.com.br
SOBRE A NCT
Institucional
Cases
Soluções
Treinamentos
Suporte
Trabalhe na NCT